Rotary Youth Exchange

O intercâmbio é uma oportunidade única para ter novas experiência com outras culturas, de ser um embaixador da paz, representante do seu País, e fazer amigos para a vida inteira. O intercâmbio de jovens é dividido em dois programas, Curta-duração e Longa-duração.

Curta-duração:

O estudante deve ter entre 15 e 20 anos, estar no Ensino Médio ou na Faculdade, aceitar receber um intercambista em casa durante 4 ou 8 semanas.
No período de 4 ou 8 semanas, o estudante tem a oportunidade de explorar outro país em um intercâmbio cultural e de aperfeiçoamento de idioma. Após o retorno ou durante o tempo que estiver no exterior, o estudante recebe em sua casa, no Brasil o "host brother" ou "host sister".
Regularmente, o intercâmbio de curta-duração ocorre nos meses de junho/julho ou dezembro/janeiro. As inscrições são feitas durante o ano todo.

Longa-duração: Através do suporte de um Rotary Club, o intercambista tem a oportunidade de estudar durante um ano em outro país.
Neste período, três famílias o recepcionam (em média),o recebem como membro da família, fazendo com que haja uma total imersão na cultura do país. Qualquer problema ou dúvida, durante o ano de intercâmbio, o estudante conta com o apoio de um conselheiro rotariano para ajudá-lo.

Os requisitos para se tornar um intercambista do Rotary são:


  • Ser bom estudante;
  • Ter entre 15 e 17 anos;
  • Iniciativa para se envolver em diversas atividades;
  • Fácil adaptação as novas situações;
  • Atitude.

As inscrições para participar da seleção ocorre nos meses de Julho e Agosto. O intercâmbio inicia no mesmo período do ano seguinte (exceto Alemanha, este inicia em Janeiro). Durante um ano há encontros e eventos para a preparação do intercambista para a viagem, assim como os pais, para receber um "novo filho" em sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário